Missão dada parceiro, é missão cumprida !

Missão dada parceiro, é missão cumprida !
Missão dada parceiro, é missão cumprida !

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Agentes apreenderam mais de 320 telefones no maior presídio do RN

Facas, celulares e drogas foram encontrados durante a revista realizada em Alcaçuz (Foto: Henrique Dovalle/G1)
Facas, aparelhos celulares e drogas são frenquentemente encontrados durante revistas em Alcaçuz
(Foto: Henrique Dovalle/G1)


No período de 12 meses, entre agosto de 2012 e agosto deste ano, 323 aparelhos celulares e acessórios de telefonia foram apreendidos em poder de presos dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz – a maior unidade carcerária do Rio Grande do Norte. Neste mesmo período, ainda de acordo com dados revelados ao G1, também foram encontrados quase dois quilos de drogas (maconha e crack) e 399 facas artesanais. A última revista aconteceu na manhã desta segunda-feira (26) no setor de adaptação, local onde os detentos ficam custodiados assim que chegam à penitenciária. Um celular foi encontrado.
“São materiais ilícitos que encontramos com presos durante revistas de rotina, após denúncias e até mesmo com visitantes”, afirmou Dinorá Simas, diretora da penitenciária.

Dinorá Simas, diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz/RN (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Dinorá Simas, diretora de Alcaçuz
(Foto: Ricardo Araújo/G1)

“Só contamos as apreensões a partir de agosto do ano passado porque foi quando assumimos a direção”, explicou. Ainda de acordo com a diretora, em todas as apreensões foram abertas sindicâncias administrativas e inquéritos criminais para apurar as responsabilidades pela entrada do material. “No mês passado mais de 30 presos foram penalizados”, acrescentou.
No início do mês, em mais uma vistoria de rotina, mais de 22 litros de cachaça, 50 facas artesanais, 10 cachimbos para o fumo de entorpecentes, 10 papelotes de maconha e crack, 3 'teresas' (cordas improvisadas) e vários chips de telefone celular de diversas operadoras foram encontrados escondidos dentro de 9 celas do Pavilhão 1.
Em abril, pouco antes da visita do ministro Joaquim Barbosa à unidade, uma revista em Alcaçuz encontrou 18 facas artesanais, 16 aparelhos celulares, 15 trouxinhas de drogas, duas balanças de precisão e vários carregadores e chips para celular.
Em fevereiro, também durante uma revista, os agentes acharam um cordel com 50 centímetros de comprimento e seis espoletas foram encontrados pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. Na ocasião, além dos componentes do artefato, também foram apreendidos pelos policias 37 aparelhos celulares, 22 chips de telefone de várias operadoras, 17 carregadores de celular, 25 facas artesanais e 32 trouxinhas de maconha. A relação do material apreendido foi divulgado pela própria PM.

Alcaçuz

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui hoje mais de 750 homens, além de outros 350 detentos que estão custodiados no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), anexo da unidade. A penitenciária foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado, após passar dois meses interditada pela Justiça em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.

Pavilhão 1 da Penitenciária de Alcaçuz é alvo da operação de revista da PM (Foto: Henrique Dovalle/G1)
Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, é a maior unidade carcerária do Rio Grande do Norte
(Foto: Henrique Dovalle/G1)

fonte: G1RN
Postado por: GTO MACAU


Nenhum comentário: